Passaporte , carteirinha de estudante e alberguista , cartão de crédito , óculos , ingressos , mapas , mapas e mapas!!!
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Acomodação em Zagreb ....
Fui do paraíso ao inferno no mesmo dia: do albergue da juventude em Viena , na Austria para o Lica Hostel de Zagreb , capital da Croácia.
Minha experiência lá não foi a das melhores. A começar na recepção. Pediram para aguardar que primeiro instalassem um programa no computador deles. Primeiro pediram para aguardar só vinte minutos. Fiquei sentada num pátio , muito maltratado. Eu , que havia chegado da viagem de ônibus , vinda de Viena , depois de cinco horas de trajeto , estava um caco. Fiquei lá fora meia hora. Dei o azar de não ter em mãos mais moeda local do que havia trocado , ao tentar fazer o check-in. É que existe , assim como em praga , uma tarifa extra , que não consta quando você faz a reserva na internet. Se a diária é de 11 Euros num dormitório , a taxa extra equivale a mais ou menos , 1 EURO a mais. Ou seja , eu tinha o valor para as duas noites contratadas em moeda local , a CORONA , porém não havia o suficiente para a taxa extra e eles não aceitam pagamento em EURO ou Dolar. Resumo: Deixei a mochila no hostel e saí para trocar moedas na rodoviária , que pelo menos , não era tão distante (uns 20 minutos de caminhada).
O hostel não tem cozinha para hóspede , não tem internet (só wi-fi) , , não tem luggage (nem pago) para deixar a bagagem , ao fazer o check-out , não tendo que carregar aquele peso incômodo. Ah ... o banheiros e lavatórios e duchas são poucos e insuficiêntes para tantos hóspedes !!
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Albergue em Viena
Ah ... é necessário ter a carteirinha de alberguista para se acomodar por lá ou pagar uma taxa extra. O lugar é extremamente limpo e organizado , banheiro com ducha de água quente.
A equipe de recepção fala diversos idiomas para facilitar para o hóspede e funciona 24 horas por dia.
O albergue não fica no centro mas tem uma rede regular de transportes , incluindo bondes , metrô e ônibus ... tudo pertinho. De ônibus fica uns 10 minutos do centro de Viena e das principais atrações. Porém com relação ao Rio danúbio , fica a uns cinco minutos de caminhada.
Hospedagem em Praga
O segundo hostel que contratei , ao retornar à Praga , depois de vir de Bratislava , era bem no centro de Praga , custava por noite 14 EUROS (e mais o aluguel de roupa de cama e toalha - OBRIGATÓRIO) , mas não gostei e não vou falar sobre ele (fiquei lá só uma noite).
Saí dele , então e fui para o ONE ... , para os últimos três dias em Praga.quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Albergue em Barcelona ... Hostal Bar Ramblas Colon !!
Albergue em Madri ... Hostel Sol !!
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Acomodação em Casablanca - HI
Você encontra acesso à internet , wi-fi ou convencional.
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Turismo para quem viaja sozinho !!
Prós e contras - Não é fácil estar só numa terra estrangeira em que você provavelmente não terá a ajuda de ninguém numa dificuldade, nem alguém para dividir os bons momentos. Solidão não é algo que todo mundo consegue encarar com facilidade. Pode levar até à depressão.
Por outro lado, o turismo solitário oferece possibilidades de conhecer pessoas, fazer boas amizades e até de acabar encontrando companhia de viagem. Na maioria das vezes, é possível conhecer pessoas muito decentes, confiáveis e que acabam tornando-se verdadeiros amigos.
Os cuidados - É preciso ter, é claro, muito cuidado ao se relacionar com pessoas que acabamos de “conhecer”. A regra de ouro é simples: não confie demais no seus novos amigos. Não se trata apenas do risco de você ser furtado, mas também de acabar se relacionando com pessoas que estão envolvidas em alguma outra atividade ilegal. Quem viaja só tende a se sentir mais... sozinho! Portanto, mais frágil, carente e sujeito a se deixar levar por conversas nas quais normalmente não cairia.
As dicas de segurança - Todas as dicas de segurança e de cuidados com saúde devem ser duplamente consideradas por quem viajar sozinho.
- Os telefones de emergências do Consulado Brasileiro e de pessoas de confiança no Brasil devem estar à mão.
- O viajante solitário é vítima de roubos com mais freqüência do que casais ou grupos. Se dividir um quarto com um novo amigo (a), procure deixar o grosso de seu dinheiro no cofre do hotel e evite que saibam quanto você tem. Aliás, não há necessidade de dar detalhes de sua vida a alguém que acabou de conhecer, por mais “comunicativa” e “simpática” que essa pessoa pareça ser.
- Há países em que as pessoas são sociáveis e é até gostoso ir sozinho. Nos países muito exóticos, a tendência é sentir-se ainda mais estrangeiro.
- Para as pessoas menos exigentes em relação a conforto e também dispostas a gastar menos, uma boa opção são os Albergues da Juventude ou os B&B, bons lugares para encontrar outros solitários e fazer amigos.
- Viagens sozinho em países que conhecemos bem ou já temos amigos é muito mais fácil; esse talvez seja o caso em que estar desacompanhado valha mais a pena.
- Turismo solitário sai um pouco mais caro, principalmente quanto à hospedagem, salvo nos Albergues da Juventude, nos B&B ou se você tiver sorte de achar um hotel com quarto para uma só pessoa.
- Se você tem amigos ou parentes vivendo nos lugares por onde vai passar, é bom ter o endereço e o telefone deles, seja para fazer um programa se a solidão bater, seja para uma emergência real.
- Procure levar um bom livro. Longas esperas em aeroportos ou em estações podem ser tediosas! Aproveite para fazer coisas que normalmente não faria acompanhado.
- Procure também freqüentar os cybercafés, onde poderá não apenas fazer boas amizades, como também manter contato com os amigos no Brasil. Uma ótima forma de passar o tempo: contar sua viagem. Receber mensagens dos amigos, do(a) namorado(a) ajuda também a levantar o moral. Também é o caso de ter um caderno de anotações: quem sabe suas viagens acabam virando um livro!
Fonte: http://www.manualdoturista.com.br
terça-feira, 9 de agosto de 2011
Internet em trânsito !!!!
Estou neste momento mágico de mochileira , viajando de EUROLINES , de Praga (República Tcheca) para Varsóvia (Polônia) , acessando a internet em conecção wi-fi de dentro do ônibus !!
Pena que é ônibus noturno e daqui a pouco tenarei dormir um pouco ...
Mas que é mágico .... ah , se é !!
domingo, 7 de agosto de 2011
Essaouira Hostel
Escolhi o que parecia melhor sinalizado , embora bem caro , o Essaouira Hostel.
Na semana anterior ele tinha a diária em quarto compartilhado (10 camas) por EURO 8,70.
Quando fui reservar , não havia mais o quarto de 10 camas , só o de 6 camas , em dormitório feminino , o que fez o valor subir para EURO 10,99 (11 Euros).
Eu era a única hóspede do quarto na noite que passei lá.
Um brasileiro que passou por aqui , me disse que era um lugar agradável , que o dono do hostel era um cara tipo "doideira" , que tinha internet com computador e wi-fi de graça.
A internet , no site do Hostelworld , que tinha até um excelente café da manhã.
Café da manhã que nada , mesmo pagando uma acomodação num lugar não tão procurado quanto Fès , se paga caro ainda tem de buscar alimentação fora.
Até ai tudo bem ... custo benefício , pensei com minha mochila !
Ainda bem que reservei só uma noite , pois tinha esperança de encontrar , já estando em Essaouira , o El Pacha Hostel , mais em conta (EURO 7,00) e com café da manhã incluído , só que mais no meio da medina.
Ainda assim , mesmo sem café da manhã , o lugar é bacana !!
Todo em estilo psicodélico , os quartos tem nomes como Himmi Hendrix , Rolling Stones , Peace and Love , Janis Joplin ... um cantinho na sala principal onde "drogas são livres" (os muçulmanos de Essaouira devem desconhecer tal cantinho) , tem um bar (com álcool , certamente , também desconhecido dos árabes) , e três andares , bem conservados e coloridos ... quadros com imagens de Bob Marley e alusão ao Raggae estão por toda parte.
Tem um pequeno hall , com duas redes , onde dá para fazer uma boa leitura e tomar um solzinho !!
Bem interessante !!
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Acomodação em Marrakech ... Hotel Afriquia ...
terça-feira, 5 de julho de 2011
Hostel Funkyfès em Fès
domingo, 3 de julho de 2011
Sua localização é boa , fica bem no centro da cidade. E se você puder descer na Estação de Emir Abdelkader , é melhor que na Estação de Meknès , mesmo. A diária custa 7 EUROS em quarto coletivo (quatro camas).
O café da manhã anunciado no site existe e é bem gostoso (chá , suco de laranja , pão fresquinho , margarina e geléia).
O lugar tem um jardim muito bem cuidado e é possível acordar com o som dos passarinhos cantando , de manhã. A cozinha não está disponível para preparo de comida mas você pode preparar uns lanchinhos.
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Hostel em Rabat
Não tem armários nos quartos ou em qualquer outro lugar , suas coisas ficam sobre a cama ou no chão.
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Hostel em Marrakech
Quando contratei , no site Hostelworld , pela internet , não sabia o que estava me aguardando ...
O lugar , na verdade é um ex-restaurante , que virou hospedaria.
A primeira aventura é achar o lugar , que fica dentro da medina , num setor não turístico ... se você não fala ou lê árabe , melhor desistir !!!
É um emaranhado de ruelinhas , muitas vezem sem nome algum ... que você tem de ir perguntando à cada quadra. E cada informação pra eles é cobrada , heim ...
Passa por vendedores de ervas , matadouros de galinha , ambulantes de pão árabe ... e cuidado coma 'muuuuuitas' motocicletas que , se você não sair da frente , te leva (pois eles não deviam nem um pouco) !!!
O valor do hostel é bem acessível , 6 Euros por noite , porém o site informava , café da manhã incluído e internet ... nem um nem outro.
Papel higiênico no banheiro ... um sonho ... eles não usam.
Para se ter uma idéia , a tomada é ainda a antiga , aquela de dois pinos , como a nossa ... só lá no Riad , todo o Marrocos já usa a nova modelagem.
Mora a família lá ... tem um bebê que pede pra chorar sempre às 22 horas ... incrível ... parace que tem um reloginho programado !!!
Consegui sobreviver e jamais esquecerei a beleza daquele lugar internamente ... acho que você concordará comigo !!!
terça-feira, 31 de maio de 2011
Plug Universal

Mesmo o modelo universal , que eu encontrei , não parecia com a entrada do plug francês que pesquisei na internet ... ai , ai , ai.
Melhor chegar lá providenciar logo pois não dá para ficar sem carregar computador , bateria e pilha de câmera fotográfica ... ou dá ?
Claro que não dá !!!
Ilustração: Internet
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Levar ou não o notebook ?!?
Poder tirar as fotos e vídeos e baixar direto no seu equipamento ... ah , um desejo que já realizo.

terça-feira, 5 de abril de 2011
Seguindo o exemplo

sábado, 19 de março de 2011
Seguro Viagem

Basta solicitar o documento , que é emitido na hora e viajar tranquilo. Será necessário apresentar Identidade/Passaporte , comprovante de recolhimento para a Previdência (INSS) , E-ticket (vouche da passagem).
Eu utilizo desde 2002 e já foi bem útil quando , por conta de uma gastroenterite , tive de fazer exames médicos e me internar em Lisboa.
Já pensou pagar em Euros este tratamento?
Fora que hoje , a maior parte da Europa (Tratado ou Área Schengen) só recebe visitantes com seguro-saúde-viagem válido , correndo o risco de ter a entrada negada. Então não marque bobeira ... embarque na aventura despreocupado.
Ilustração:Internet
sexta-feira, 4 de março de 2011
Primeiro salto
Eu tinha visto o restante da tropa saltar do avião e eu não queria participar daquilo.
Mas bem naquele momento , uma rajada de vento arrancou o óculos do meu rosto , porta afora. Meu instrutor tinha uma solução: ele me empurrou para fora da porta e ordenou "Vá pegar seus óculos " !!!
Fonte: Revista Seleções (setembro/2010)
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Tripé fotográfico ... uma necessidade !!!


Eu viajo quase sempre só e tento não pensar na solidão e saudade dos que ficaram em casa. Mas se me encontro só fotografo os monumentos e prédios históricos e , com a tecnologia , me encaixo também no cenário.
Graças ao tripé fotográfico , posso posicionar a paisagem , ligar o timer ou temporizador e correr pro abraço , ou melhor , pra frente da câmera.

Ilustração: Internet
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Viagens , filmes , personagens e lugares históricos !!!
Agora imagine os personagens deste filme dialogando , lutando , ou em qualquer tipo de ação num lugar que existiu de verdade !?!
Estar diante do Coliseu e imaginar "O gladiador" Russel Crowe numa das sua lutas pela sobrevivência ...

Quem viaja , seja num livro ou de verdade , podem abstrair e imaginar a cena interpretada por atores , por pessoas reais e muitas vezes , contemporâneas nossas num cenário fora do fime.
É tão bom estar num lugar que representa , em história , o cenário de algum filme marcante.
Tive esta oportunidade algumas vezes e foi o máximo ...
Já imaginei Brad Pitt , como Aquiles em Tróia , quando estive nas ruínas da lendária cidade ...
Harrinson Ford (Indiana Jones) ou Brendan Fraser (A Múmia) ao me deparar com as Pirâmides do Egito ...
Pra Indiana Jones o filme é "Os caçadores da Arca Perdida"
Para Brendan Fraser a trilogia (A Múmia , O Retorno da Múmia e O Imperador Dragão) e com Rachel Weiss (como Evelyn) somente nos dois primeiros filmes.
Wynona Ryder e Gary Oldman quando passeando pela Transilvânia , na Romênia ...
Keanu Reaves e Patrick Swayze em Caçadores de Emoção quando na Praia de Bells Beach em Torquay , Austrália.
Ilustrações: Internet
Piada de turco ... e judeu
Não se sabe como ,mas um truco conseguiu pegar dinheiro emprestado de um judeu.
Acontece que o turco nunca pagava nenhuma de suas dívidas e o judeu nunca deixava de receber o que lhe deviam.
O tempo passa , o turco enrolando e o judeu atrás dele. Até que um dias eles se cruzaram no bar de um português e começaram a discutir. O turco , encurralado , não encontrou outra saída , pegou um revólver encostou na própria cabeça e disse:
- Eu posso ir para o inferno , mas não pago esta dívida !
E puxou o gatilho , caindo morto no chão.
O judeu não quis deixar por menos , pegou o revólver do chão , encostou na sua cabeça e disse:
- Eu vou receber esta dívida , nem que seja no inverno !
E puxou o gatilho , caindo morto no chão.
O português , que observava tudo , pegou o revólver do chão , encostou na sua cabeça e disse:
- Pois eu não perco esta briga por nada !!!!