Seguindo meu planejamento de conhecer mais o meu país , programei para o penúltimo final de semana de maio , um passeio em Petrópolis. E foi maravilhoso!! Muito melhor do que eu esperava.
Cheguei a Petrópolis por volta das 12 hs no terminal rodoviário do Bingen. Fui logo ao Centro de Informações Turísticas pegar as programações e mapas da cidade.De lá tomei um ônibus para o centro da cidade. Conheci hoje o Museu Imperial , casa de D.Pedro ll e família , com sua mobília, tapeçaria e jóias diversas. A coroa do imperador merece destaque , assim como o manto real. Vale ressaltar que toda a visitação é feita com os pés nas pantufas para conservação dos pisos. Os jardins do museu saõ muito bem tratados e , através da dança , artistas mostram um pouco da cultura alemã ,muito presente em toda a serra.Passei pela Rua do Imperador e suas lojas. Os jardins são lindos e a cidade repleta de rios e canais...hajam pontes!!
A Igreja do Rosário tem a sua frente a Praça dos Inconfidentes.
À noite fui ao show musical oferecido , todos os sábados , no Palácio de Cristal. Muito bom , pena ter durado tão pouco (só uns 50 minutos), e foi grátis.
Naquela mesma noite , mais tarde , me programei para assistir ao espetáculo de SOM & LUZ nos jardins do Museu Imperial...um show de tecnologia pois é o conjunto da água , mais imagens , mais o som ... emocionante!!! Isso já é muito comum pela Europa , mas uma exclusividade de Petrópolis , em se tratando de Brasil. Tudo com um soldado real que nos guia da entrada dos jardins até a fachada do Palácio Imperial , tudo com suspense e expectativa. Parece até que estamos na entrada da fantástica fábrica de chocolates de Willie Wonka , aquele do filme. As sombras que se mostram através das janelas do museu são fantásticas , parece até que as pessoas estão lá de verdade!!
No domingo , acordei cedo e visitei diversas igrejas. A primeira foi a Igreja Luterana , a primeira instituição religiosa construida em Petrópolis. Às 10:30hs de cada domingo é possível assistir missa com canto gregoriano no Mosteiro da Virgem. Depois , é claro , visitei a magnífica Catedral de Petrópolis - a Igreja São Pedro de Alcântara , uma inesquecível obra de arte. Lá estão os restos mortais de D.Pedro ll , Dona Maria Tereza , Princesa Isabel e Conde D'Eu.
O Palácio de Cristal , que conheci ontem , é belíssimo durante a noite ...agora durante o dia...nem se fala. Uma beleza para cada turno do dia. E seus chafarizes e jardins coloridos? Diz a história que o Conde D'Eu mandou trazer os ferros e vidros diretamente da Europa para montá-lo aqui. Abriga exposições e eventos culturais.
O Palácio Negro , de negro só tem o nome , pois ele é amarelo. É um dos principais postais da cidade e também tem um lindo jardim e lago.
Emocionante a subida para o Trono de Fátima , um dos pontos mais altos da cidade , onde está uma grande imagem da santa , observando permanentemente o centro de Petrópolis. Ela está sob uma cúpula apoiada em colunas.
A casa de Santos Dumont , ou a "encantada" como muitos preferem chamá-la parece uma casa de brinquedos , daqueles que toda criança deseja ter. Um encanto mesmo!! Tudo la´é projetado de forma prática e funcional , a começar pela escada (iniciada com o pé direito). Próxima está a Praça 14 BIS com uma réplica do avião mais famoso de Dumont. O Relógio das Flores ficaria ainda mais bonito se não tivesse tanto carro estacionado em seu entorno.
O principal teatro da cidade fica na Praça dos Expedicionários , é o Teatro Paulo Gracindo , também conhecido como o Teatro Imperador.
Nos Centros de Informação Turísticas espalhados por toda a cidade , você encontrará mapas , informativos sobre eventos permanentes e temporários , localização , horários , formas de ingresso em pontos de interesse , etc.
Vale a pena , mesmo!!
É muita história num mesmo lugar e você se contagia , pois passa a fazer , também , parte da história!!
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.