domingo, 15 de março de 2015

Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu

Dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão das Unidades de Conservação do Brasil, o Iguaçu é exemplo de integração entre a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.
O Parque nacional do Iguaçu, criado em 1939, pelo Decreto N° 1.035, abriga o maior remanescente de floresta Atlântica (estacional semidecídua) da região sul do Brasil.
O Parque nacional do Iguaçu, criado em 1939, pelo Decreto N° 1.035, abriga o maior remanescente de floresta Atlântica (estacional semidecídua) da região sul do Brasil.
O Parque protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção, como onça-pintada (Pantheraonca), puma (Puma concolor), jacaré-de-papo-amarelo (Caimanlatirostris), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), gavião-real (Harpia harpyja), peroba-rosa (Aspidospermapolyneutron), ariticum (Rolliniasalicifolia), araucária (Araucariaaugustifolia), além de muitas outras espécies de relevante valor e de interesse cientifico.
Essa expressiva variabilidade biológica somada à paisagem singular de rara beleza cênica das Cataratas do Iguaçu, fizeram do Parque Nacional do Iguaçu a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.
Unido pelo rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o Parque integra o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul, com mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas, responsabilidade ímpar para ações conjuntas entre brasileiros e argentinos nos esforços de preservação deste tão importante patrimônio mundial.
Para apreciar as cataratas do Iguaçu em toda sua magnitude, visite o Parque Nacional do Iguazú, na Argentina. 
A entrada do parque é assim:



Na bilheteria, verifica-se uma tabela que vai se diferenciar para cada tipo de público que visita o parque.
Tem valor para estrangeiro, valor para estrangeiro do MERCOSUL, para brasileiro que vive próximo a Foz do Iguaçu e brasileiros de outras áreas.
No meu caso, sou brasileira, mas não residente na região periférica de Foz do Iguaçu. 
O bilhete inteiro pago foi de R$ 31,40. Ao se, efetivamente, entrar no parque, somos direcionados a uns ônibus bonitos e estilizados com figuras de animais que habitam o local ... fotografei alguns deles:




Dai, a aventura, realmente, começa ....
Depois de uns 10 minutos, chegamos a área de desembarque para quem fará a trilha das cataratas, junto ao charmoso Hotel Iguaçu. 
Estou escrevendo assim pois existem duas paradas para trilhas alternativas, e que deverão ser pagas à parte, pois não estão incluídas no bilhete supra-citado.
Inclusive, levam aos passeios dos que querem navegar junto às quedas d'água.
É possível observar diversos animais, da fauna do parque, ao longo do passeio. 

Quem logo vem nos recepcionar são estes mamíferos aí.

Mesmo com todos os avisos é difícil resistir, e não dar algo de comer para estes bichinhos (os quatis), mesmo que seja somente para que eles cheguem (tão perigosos, mas tão fofos) pertinho da gente !!





Descendo a rampa inicial, podemos ter o contato com a primeira visão do que são as cataratas do Rio Iguaçu .... aquele esfumaçado do vapor d'água !!
.... agora mais perto ....
... agora um pouco mais perto !!!
Já é possível até observar os barquinhos de quem contratou aquelas trilhas extras ....um delas tém aventura desde o começo do passeio, o Macuco Safari inicia com uma trilha na mata atlântica, percorrida em carreta puxada por carro elétrico, que permite uma visão geral de todo o cenário. 
Durante o percurso pela selva, guias explicam sobre a fauna e da flora do Parque.
E seguimos para o grande visual que está na garganta do Diabo.
 Diversos momentos ....


























































Estive lá em Fevereiro de 2015 !!
Mais informações no site:  www.iguazuargentina.com
Caso tenha sugestões para melhorar nossos serviços, entre em contato:
ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Fone: 55 (45) 3521 8383

Nenhum comentário:

Postar um comentário