quinta-feira, 16 de abril de 2009

Ouro Preto ... lá vou eu !!

É ... conforme os havia notificado , "tô" de malas prontas para Ouro Preto. Ela já se chamou Vila Rica e foi a cidade mais importante da Colônia. Estou exagerando um pouco eu sei ... malas não!! Seria um excesso , verdade !! Mas uma boa mochila para visitar , pela primeira vez , nosso vizinho tão rico de tudo , cultura , culinária , história , riquezas minerais , povo caloroso, tudo ... Minas Gerais. Vou na sexta-feira (24 de abril) e chego no Rio de Janeiro , segunda (27 de abril). Quero conhecer Ouro Preto , Ouro Branco e Congonhas do Campo. Todas fazem parte da Estrada Real que liga o RJ a MG.
As expectativas são as maiores e , desde já , reconheço que será muito pouco tempo , mas quem sabe esta não será a primeira de muitas , muitas e muitas viagens aos lugares conhecidos como palco do Ciclo do Ouro ? Eu torço que sim.


Um pouco de Historia:
Uma "bandeira" que partiu de Sao Paulo se dividiu em duas:
Manuel Camargo seguiu rumo ao nordeste, sentido vale do Tripuí, onde achou ouro escuro, chamado por isso "ouro preto".A cor se devia à presença de óxido de ferro, que escurecia os granetes. Miguel Garcia rumou para oeste, descendo um rio da serra. Lá ele encontrou ouro anexado a cristais de quartzo de cor amarela, ficando assim conhecido como branco, "ouro branco".

"Tô" só me imaginando ... amanhecendo naquele lugar fabuloso , um museu a céu aberto , tomando um café da manhã típico mineiro , comendo "paozin" de queijo pelo sobe e desce das ruelas !!!

Uai...êta trêm bom!!

Um comentário: