quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

As 16 trilhas da Ilha Grande

Trilhas/trekking:
A Ilha Grande é, por completo, um local sensacional para essa prática. São muitas trilhas diferenciadas, por morros, montanhas, riachos, rochas, encostas e praias, a maioria delas por dentro da mata Atlântica, exuberante com suas variedades botânicas, segredos e partes da história do Brasil.

Circuito do Abraão (T1):
Boa caminhada para os iniciantes do trekking. Apesar de curto, este circuito possui um trecho em subida, que nos leva ao Mirante da Praia Preta e à Cachoeira do antigo presídio.

Aqueduto - Saco do Céu (T2):
É uma caminhada interessante porque no meio do caminho você encontra a Cachoeira da Feiticeira, que vale um pequeno desvio para um banho refrescante.
                                                                           Saco do Céu -Santana (T3):
Nessa trilha você passa em lugares bucólicos como a Enseada das Estrelas, praias com águas tranquilas e orlas com exuberante vegetação.


Santana - Bananal (T4):
O Mirante do Bananal é uma das maiores atrações deste caminho, juntamente com a Igreja de Santana. Outro ponto exuberante desta trilha é a vista da Lagoa Azul. Imperdível!

Bananal - Síto Forte (T5):
Bananal é uma das praias mais povoadas da região, o ponto mais interessante é a vista do Mirante do Bananal. As praias da trilha são quase desertas e inexploradas.

Sítio Forte - Araçatiba (T6):
Este trecho é bem sinalizado. Neste percurso você encontrará manguezais, jardins com diversas espécies de flores e intensa vegetação da Mata Atlântica.

Araçatiba - Gruta de Acaiá (T7):
Nesta trilha encontramos um dos pontos turísticos mais interessantes da Ilha Grande, que é a Gruta de Acaiá, onde podemos tomar um banho refrescante após o percurso da trilha.

Araçatiba - Provetá (T8):
Considerada uma trilha com nível de dificuldade médio. Leva-se em torno de 2 horas para conclui-la. Nela encontramos riachos e lugares tranquilos para descansar.

Provetá - Aventureiro (T9):
Esta trilha tem como principais atrações: Praia dos Meros, fontes de águas cristalinas e uma vista privilegiada das praias do Aventureiro, Demo, Praia do Sul e do Leste.

Abraão - Pouso (T10):
É uma trilha bastante movimentada porque liga o principal porto da Ilha à praia mais bonita do local, Lopes Mendes. É facilmente percorrida sem qualquer dificuldade.

Pouso - Lopes Mendes (T11):
Essa trilha é comumente percorrida por quem chega de barco na Praia do Pouso rumo à Praia de Lopes Mendes. Vista panorâmica da Enseada das Palmas.

Pouso - Farol dos Castelhanos (T12):
Otima opção para aventureiros de plantão, sua caminhada é longa e radical. Possui praias convidativas ao mergulho e um monumento histórico importante que é o Farol dos Castelhanos.

Abraão - Pico do Papagaio (T13):
Considerada uma das trilhas mais desgastantes e radicais da Ilha Grande. Todo trilheiro que se prese, já fez ou tem imensa vontade de fazê-la.

Abraão - Dois Rios (T14):
Essa trilha, que é bastante fácil, percorre o antigo caminho do presídio. A UERJ mantêm um centro de estudos nas instalações do antigo presídio.

Dois Rios - Caxadaço (T15):
Sem sombra de dúvida, é a trilha que mais faz sucesso entre os trilheiros. Considerada por muitos como o lugar que Deus descançou no 7* dia.

Dois Rios - Parnaioca (T16):
É considerada uma das trilhas mais selvagens da Ilha Grande. Famosa por abrigar as ruínas do antigo presídio que foi demolido em 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário