quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Santuário de Monte Serrat .... dedicado à Padroeira de Santos !!

Algumas pessoas desciam o morro, provavelmente indo para o trabalho.
Eu comecei a subir, cumprimentando quem encontrava no caminho.
Estava bem atenta, olhando tudo, porém bem segura do que estava fazendo.

Isso é primordial para quem decide deixar sua zona de conforto.

Viajar é estar em contato com o novo, o desconhecido, estar disponível para o enfrentamento até !!
Assim, lá pelo 100º ou 110º degrau, encontrei uma dupla de rapazes, espiando o movimento de quem subia e descia o Monte Serrat.

Dei bom dia e um deles perguntou se eu tinha horas.

Eu disse que não, mas que devia ser em torno das 07 hs, pois eu havia chegado a pouco na rodoviária e era umas 06:50 hs.
Assim eu continuei subindo  ... fotografando com minha câmera pequena, ao pequenos monumentos que representavam as estações da Via Crucis.
Cada uma destas estruturas estava bem conservada.
Fotografei todas elas.
Assim cheguei a degraus mais acima e mais uma dupla de meninos controlava visualmente o movimento de pedestres.
Não senti medo, mas não é do tipo de coisa que costumo encontrar, nem mesmo na minha cidade, Rio de Janeiro.


Os cumprimentei também e continuei a subir.
Dali eu já via a igrejinha ... estava na reta final.
O santuário tem uma pequena edificação, como uma capelinha, toda colorida em seu portão com aquelas fitinhas, do tipo de Aparecida ou Senhor do Bonfim.
Claro que a igreja estava fechada, àquela hora, mas acredito que ontem deve ter tido casamento ou qualquer evento grande ali .... havia como que um caminho montado, cheio de flores naturais.


Ao lado, um poste indicada a conquista dos 402 degraus de subida ao topo do morro.
Nossa Senhora do Monte Serrat é a padroeira da cidade de Santos e a homenagem a ela é feita no mês de setembro, no dia 8.
Acredita-se que seja uma alusão à Virgem Negra, com mesmo nome, original da Cataluña.
Na época em que os piratas invadiam e pilhavam o litoral brasileiro, deixando para atrás somente um rastro de destruição, a população que habitava a vila, correu morro acima para se proteger.
O pirata que encabeçou a empreitada foi o holandês Joris Van Spilbergen.
O mês era fevereiro e o ano, 1614 ou 1615.
Conta a lenda que quando os corsários começaram a subir o morro, parte deste desmoronou e os soterrou.
Os que saíram com vida, voltaram para sues navios e partiram, para nunca mais voltar.
Esse foi o primeiro milagre e até então, no alto daquele morro tinha uma pequena capela atribuída à uma Virgem do Monte.
Foi apenas em 1954 que a santa (Virgem de Monte Serrat) passou a ser a padroeira da cidade.
Sua coroação aconteceu em uma cerimônia no dia 8 de setembro do ano seguinte.
O lugar é abençoado com uma bela vista de Santos, até a praia de um lado, e até o porto e o estuário, do outro.
Fiz umas fotos lá do alto, descansei uns minutos e comecei a refazer o caminho de descida.
Passei pelos dois meninos, sem falar nada ... e segui, morro abaixo.
Agora falta mais um "controle", aquele com o rapaz que perguntou a hora.
Continuei a descer fazendo as fotos e ele perguntou se aquilo era um celular.
Não ... era uma câmera, disse eu.
Ele perguntou se ela era cara ... eu disse que não, e mostrei a ele.
Perguntou o que eu fazia (trabalho), de onde eu era, o que fazia ali.  
Perguntou se eu fumava maconha.
Associou a isso a cor das minhas pulseiras.
Fiquei ali uns 5 minutos, desenrolando com ele, e depois segui com a descida.
Acredito que eles tenham ficados "bolados" pela minha ousadia de subir o Monte Serrat sozinha.
Também acho que o meu coturno, que é oficial e comprado em loja de vestimenta militar, tenha chamado a atenção.
Mas deu tudo certo !!

O pirata que encabeçou a empreitada foi o holandês Joris Van Spilbergen.
O mês era fevereiro e o ano, 1614 ou 1615.
Conta a lenda que quando os corsários começaram a subir o morro, parte deste desmoronou e os soterrou.
Os que saíram com vida, voltaram para sues navios e partiram, para nunca mais voltar.
Esse foi o primeiro milagre e até então, no alto daquele morro tinha uma pequena capela atribuída à uma Virgem do Monte.
Foi apenas em 1954 que a santa (Virgem de Monte Serrat) passou a ser a padroeira da cidade.
Sua coroação aconteceu em uma cerimônia no dia 8 de setembro do ano seguinte.
O lugar é abençoado com uma bela vista de Santos, até a praia de um lado, e até o porto e o estuário, do outro.
Fiz umas fotos lá do alto, descansei uns minutos e comecei a refazer o caminho de descida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário