terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Jesus de La Misericórdia - Nicarágua !!

A primeira cidade que conheci da Nicarágua foi San Juan del Sur.
É claro que minha expectativa de conhecer este país era grandíssima, afinal o que sabemos deste país da Centro América, além da crise econômica e política, nas quais eclodiram violentas manifestações, sobretudo até a metade deste ano de 2018 ?
A imagem que eu tinha desta pequena cidade ao sul do país, bem próxima da fronteira, era a linda baia de sua praia, banhada pelo Oceano Pacífico, e o Cristo na montanha, assim como o nosso, o Jesus de La Misericórdia. 
Numa das manhãs, após o café da manhã, confirmei as coisas da minha mochila e saí para subir até lá.
O caminho é simples, classificado (quem sabe ?) como fácil, e bem sinalizado, numa caminhada de mais ou menos uma meia hora a partir do hostel onde eu estava.
A única coisa que não estava nos planos, nas leituras de blogs que fiz de outros viajantes, é que a ponte que eu teria que atravessar, sobre um córrego, estava desabada e sem possibilidade de uso ... tive de cruzar as águas doces, que corriam para o mar, tirando meus calçados e atravessando, pois as águas não estavam fortes.
A medida que subíamos, era possível ir contemplando o espelho do mar. que ficava cada vez mais abaixo. 
E também dá para contemplar a pequena San Juan del Sur ... 110 metros lá embaixo !!
Talvez a parte mais difícil, a qual se exige o esforço mais concentrado, e a reta final, o momento da ladeira que chega aos pés do monumento .... bem íngreme.
O "Jesus" é uma escultura de 15 metros de altura, posicionada sobre um pedestal de 9 metros, o que lhe dá a presença no total de 24 metros .... 

Este é um projeto do escultor e arquiteto costarricense, Max Ulloa Rayo, inaugurado em 2009.
Numa altura total de 134 metros (sob a cabeça da escultura) do nível do mar, assim se observa a Baia de San Juan.
A escultura é a maior, com a imagem de Cristo, de toda a América Central.O ingresso custa 3 USD (dólares americanos) para estrangeiros e 1 USD para o turísta nacional.
Sob os pés da escultura tem uma espécie de capela, uns bancos, jarras com flores, e um memorial onde é possível conhecer os dados sobre a construção, gastos, processos, fotografias, estatísticas das maiores e mais relevantes esculturas de Jesus, no mundo.

Mas não tem jeito, o primeiro (construído entre 1926 e 1931) e mais famoso Cristo é o Redentor, aquele que está confortavelmente repousado sobre o penhas do Morro do Corcovado, a 87 anos !! 

Eu estive lá em dezembro de 2018 !!




Nenhum comentário:

Postar um comentário