sábado, 18 de novembro de 2017

Couchsurfing em Dortmund !

Então, depois de Trier fui para Colônia e lá fiquei no Hostel 404, por três noites.
Como disse, a Alemanha é um país caro para mochileiros e, como ficaria em viagem por 100 dias, decidi tentar o Couchsurfing por lá. 
Porém, em Köln, Colônia, até que os albergues estavam com preço mais acessível, e paguei cerca de 13 Euros por noite, para dormir.
Sai de Colônia, de trem para Dortmund, cidade industrial da Westfália e importante polo cervejeiro. 
Seria munha segunda vez, nesta cidade alemã, visto que dei uma breve passada por lá, ano passado.
O rapaz que me recebeu, havia me dado um "talvez" assim que pedi ficar com ele. 
Claro,eu havia feito o contato meses antes, e ele, com toda razão disse que não sabia qual seria sua disponibilidade na data que pedi.
Mas deu tudo certo e combinamos de nos encontrar na frente da estação de trens da cidade, às 18 hs, numa tarde fria e chuvosa.
Ele chegou de bicicleta, por volta das 18:05 hs.
Me deu um abraço caloroso, muito raro receber um abraço destes de um estrangeiro. Ele já esteve no Brasil, está explicado.
E fomos caminhando para o apartamento dele, uns 10 ou 15 minutos dali.
Coloquei a minha mochila no cantinho da sala, onde ganhei o sofá para dormir. Meu anfitrião mora sozinho e o espaço dele é bem organizado.
Tomei um banho e logo fomos comer.
Ele cozinha muito bem e ainda assou uma das pizzas que eu levei.
Conversamos, rimos bastante ... ele é um moço muito divertido, uma pessoa muito agradável.
Logo depois me recolhi para descansar ... e dormi muito bem.
De manhã, fomos até um mercadinho, como um sacolão e ele comprou algumas coisas. 
O dia ainda estava chuvoso.
Voltamos e, depois do café da manhã, saímos para o Estádio do Borússia Dortmund. 
Os trens, nos finais de semana (era sábado), são grátis.
Em minutos estávamos no estádio de um dos mais importantes clubes da Alemanha.
Não quis vistar o museu, mas entramos na gigantesca loja do Borússia. Ele me mostrou o estádio antigo também.
Paramos num café .... passamos uns minutos lá.
Eu estava um pouco preocupada pois ele tinha um compromisso à tarde, visitar uma amiga que havia sido operada, ainda no hospital.
E assim foi, chegamos lá e a garota parecia, realmente bem.
Estava lá um amigo dela.
Depois voltamos para a casa do rapaz.
Hoje tomamos um delicioso vinho no jantar .... a comida estava maravilhosa.
Ele tem mãos de fada !!
Mostrei meu passaporte do Caminho de Santiago, a concha de vieira, falei como tudo funciona.
Conversamos mais ...
Fomos dormir.
No dia seguinte, o tempo estava mais firme e meu anfitrião me levou para conhecer os espaços onde trabalha, num clube que ele criou com alguns amigos.
Fomos caminhando a um belo parque, que se chama Fredenbaumpark  ... com lago, um dos lugares que ele gosta de estar.
Senti que a parte turistica da cidade não tem muita graça para ele. 
Passamos por umas casinhas, que ele me contou, serem ocupadas por famílias apenas em feriados ou finais de semana, passamos por um dique gigantesco, vimos remadores por lá ...


Subimos uma colina, para ver Dortmund, lá de cima !!
Alguns jovens praticavam algo como motocross, no alto desta colina.
 A vista é realmente muito bela, e ate assustava a distancia que percorremos da casa de meu anfitrião, até chegar aqui !! 
A cidade é um polo industrial e importante centro cervejeiro.
Fizemos umas fotos ... comemos amoras, haviam muitas pelo caminho, e docinhas !!
Voltamos para o flat dele.
Me organizei pois aquela tarde, partiria para Cracóvia, na Polônia.
Mas almoçamos e ficamos assistindo alguma programação esportiva.
Saí para o centro e e combinamos de nos encontrar na frente do Museu Dortmunder, em 1 hora e meia.
Visitamos somente a exposição permanente, que era grátis  ... e eu estava um pouco preocupada com o horário ...
O Museu do Futebol fica a alguns metros dali, mas achei muito caro o ingresso - 17 Euros.


Ele ainda comprou sorvete pra gente, e o tomamos, enquanto passeávamos num outro parque.
Muita gente por lá, crianças correndo e brincando, fazendo picnic, um cantinho com música e muitos dançarinos.

Mais uma vez, confirmando que esta experiência é única .... não é "conseguir um hotel de graça" ... é a oportunidade de uma troca muito interessante de vivências, de conhecimentos, de experiências.
A despedida foi um abraço forte, num amigo muito querido, alguém que desejo ver novamente.
Ele disse que virá me visitar .... será ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário