terça-feira, 21 de novembro de 2017

Couchsurfing em Lublin

Então, após as experiência positivas de "couchsurfing" na Alemanha, resolvi tentar também na Polônia.
Esta cidade de Lublin, não é um centro turístico e, por isso, não tem muita oferta deste tipo de acomodação, mais barata. que é o hostel.
Em Cracóvia reservei um hostel, na ida e , como voltei depois, da Ucrânia, reservei outro, são muitos os disponíveis.
Entrei em contato com alguns anfitriões e , em menis de cinco minutos, enviada a solicitação, recebi um "aceito" da Iza.
Levei até um susto ... às vezes ficamos naquele "talvez", contato daqui, contato dali ... mas a Iza me aceito de imediato !!
Então passei as duas noites na casa de alguém muito especial.
Espero ter a amizade dela para sempre pois foi  assim que passamos aquele tempo de acolhimento.
Ela me enviou seu telefone e endereço e combinei a hora de chegar na casa dela.
Cheguei já ao anoitecer, levando as pizzas e um chá (Nestea) para jantarmos.
Me deixou num quarto somente pra mim, superconfortável.
Ela tinha preparado um cozido de beterraba, me apresentando um parti típico da Ucrânia .... amei.
Depois ela me deixou e foi para a sua aula de yoga.
Dai fui organizar minhas coisas e tomar um bom banho.
Iza chegou mais tarde e ainda conversamos sobre seu trabalho, seus projetos ... contei sobre minhas aventuras como viajante, minha vida no Brasil.
Fomos dormir.
No dia seguinte tomamos o café da manhã preparado por minha anfitriã. com muito carinho.
Iza saiu mais cedo que eu e me deixou com as chaves.
Ela trabalha durante o dia e não tinha disponibilidade de me levar para passear.
Mas me deu dicas de alguns lugares interessantes para visitar, incluindo o estádio de futebol de Lublin.
Ficaria por minha conta e todo o tempo fora de casa , pois Iza mora uns 40 minutos distante do centro histórico.
Consegui um mapa e fui olhar as coisas bonitas daquela encantadora vila .... da qual eu, sequer havia escutado falar !!
Voltei para a casa da Iza e ela estava conversando com uma garota, acertando um contrato de estada dela, durante um período, pra poder estudar.
Comemos as pizzas que levei e a salada que a Iza preparou.
Depois que a jovem se foi, contei para a Iza a experiência do Caminho de Santiago de Compostela.
Senti que ela se emocionou um pouco com esta conversa, se animou de conhecer mais para poder fazer também.
Fiz a compra do ticket de ônibus, para Cracóvia, pelo site.
Ela reservou no cartão de crédito dela, e eu lhe fiz o pagamento em dinheiro, pois desejava não usar meu cartão, para situações não emergenciais.
Falei que é possível dedicar a "compostela" a alguém amado, que já havia partido desta vida....
Deixei a dica de alguns vídeos dom documentários e de filmes sobre o tema.
No dia seguinte saí com ela, mais cedo, já levando a mochila, e de carro, pois iria, à tarde, tomar um ônibus para Cracóvia.
Encontraria a Iza no centro para me despedir e pegar a mochila, não precisando voltar até a casa dela, que era meio distante.
Nesta manhã segui o roteiro judaico de Lublin, com algumas dicas da Iza ....
Ainda visitei o Castelo de Lublin, antes de reencontrar minha querida anfitriã, para nossa despedida.
Mais uma vez o "couchsurfing" me presenteando com estas jóias de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário