terça-feira, 21 de novembro de 2017

Couchsurfing em Oviedo

Que bom pude conhecer Oviedo em companhia de meu jovem anfitrião.
Dei uma sorte danada pois o dia desta visita foi exatamente o dia de São Mateus, a mais importante festa desta cidade do norte da Espanha, da região das Astúrias.
Minha solicitação foi enviada, mas com muita pouca expectativa pois chegaria muito tarde a Oviedo, tendo saído de Madri.
Mas enviei mesmo assim e iria ver no que daria. 
O rapaz me respondeu prontamente de forma positiva.
E eu estava temerosa de falar com ele a hora em que eu chegaria .... previsão de chegada às 23:45 hs. 
Mas não teria como avisar, ele precisava saber, mesmo que isso pudesse me resultar numa recusa.
Para minha surpresa, ele disse não haver problema pois a vila estava numa semana de comemorações em homenagem ao seu padroeiro.
Por isso, toda gente estava na rua, até tarde, participando de diversas apresentações musicais, de bandas e tudo mais.
Combinei de encontrá-lo no McDonalds da cidade ... que ficava bem no centro e bem perto da casa dele.
E ele, embora tenha se atrasado um pouco, chegou e me recebeu muito bem.
Caminhamos uns 3 minutos e chegamos ao apartamento dele.
Ele é venezuelano, filho de uma colombiana com um espanhol.
Mora a pouco mais de um ano em Oviedo, onde também estuda.
Está na faculdade de medicina.
Meu espaço era na sala de estar, num confortável sofá.
Perguntou se eu estava com fome e respondi que não, até por que já estava demasiadamente tarde para consumir algo.
Infelizmente, ainda em Madri, até que tentei, mas não tive tempo de comprar nada para levar pra casa dele, nem a pizza ...
O ímãs de geladeira que havia comprado para presentear meus anfitriões, e que distribui a todos os outros, já não existiam mais ...
Mas meu anfitrião não se incomodou com nada disso e me ofereceu, ainda assim, o melhor que pôde.
Então, ao chegar a sua casa, tomei um banho para relaxar um pouco da viagem.
Tarde da noite, ainda conversamos bastante (é sempre assim) e fomos dormir quase às 4 hs da manhã !!
No dia seguinte ele preparou nosso café , maravilhoso, e saímos para conhecer Oviedo.
Tiramos uma foto bacana (acima) com a escultura de Woody Allen ...
Como era o dia de feriado, o comércio estava parcialmente desativado.
Mas imagina só ... aquele pano como qual Verônica enxugou o rosto de Cristo, no seu último dia de vida, está nesta cidade.
E ele só está exposto à observação em duas ocasiões, no ano, na Sexta-Feira Santa e no Dia de São Matheus .... HOJE !!
Não perdemos esta chance, é claro, pois meu anfitrião também não havia tido esta oportunidade antes.
A Astúrias é conhecida também por suas sidras e meu jovem anfitrião me levou numa rua cheia de "sidrerias", a Gascona,  para provar a famosa bebida ...
Não só pude degustá-la, em boa companhia, como também observar, de perto, o jeito peculiar com o qual os garçons a serve. 

Muito interessante, levantando um dos braços, com a garrafa e baixando o outro braço, com o copo ... provocando uma longa cachoeira, que faz a bebida receber o oxigênio do ar percorrido e enriquecendo seu sabor ... AMEI esta experiência !!!
Eles serviram, ainda, um tira gosto (de camarões) mas que não provei pois sou vegetariana !!
Ainda fomos ao Parque de São Domingos onde está a escultura da argentina Mafalda (cartoon) sentadinha no seu banco.
Segundo meu anfitrião, este é o lugar preferido dele na cidade !!
Esta experiência de "couchsurfing" foi especialmente marcante pra mim, pois à partir desta cidade, vou iniciar meu terceiro Caminho de Santiago de Compostela, o Caminho Primitivo.
Ao caminha por lá, já encontrava as conchinhas de vieira me chamando !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário